Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

12 de junho de 2010

Respiração

Para mim, um dos mais importantes exercícios no Yoga é a respiração. Com ela eu relaxo, eu me concentro no presente, no que está acontecendo no meu corpo e até mesmo consigo alterar a qualidade de minha consciência. Tenho a sensação que, através da respiração consciente, esvazio-me de tudo que não preciso mais e abro espaço para o novo.

A respiração sempre foi de muita importância em toda história da humanidade. Em algumas culturas, a respiração não era considerada só a entrada de ar no corpo físico, mas também o contato que tínhamos com a nossa psique, a energia cósmica, a essência sagrada da vida, o espírito criativo.

Com o tempo, a humanidade perdeu o significado sagrado da respiração, reduzindo-a para uma função biológica importante. Hoje já se sabe que as técnicas de respiração podem facilitar o relaxamento das defesas psicológicas e a emergência de materiais inconscientes.

Segundo a médica Jeanne Achterberg, tudo é sagrado – o oxigênio é sagrado, o hidrogênio é sagrado porque nosso espírito vive nessas moléculas, e a consciência, seja lá o que seja, pode adentrar aquilo que chamamos de matéria, interagir com ela, amá-la, compreendê-la.”

E ela prossegue dizendo: “O carbono um dia foi parte das estrelas, o sangue em nossas veias foi um dia parte dos oceanos, e os fluídos em nossos corpos estão dançando com a lua e as estrelas, o sol e as marés, somos todos nós.... Pensem em nossos pulmões e de como respiramos moléculas de cada santo, sábio e pessoas que amamos... Não somos separados. Pensem nesse círculo de cura e nos vínculos que existem entre nós. Somos quimicamente relacionados, não terminamos em nossas peles. Somos realmente moléculas de luz concentradas, dançantes... E quando penso em mim e nas pessoas à minha volta dessa forma, meus pensamentos voltam-se a idéias mais transcendentes do que as que normalmente contemplamos em nossa consciência."

Dessa forma, respirar conscientemente pode ser um ato de conexão com o mundo e com aquilo que já somos.

“Inspirando
Assimilo o mundo
Expirando
Entrego-me ao mundo
Esvaziando-me
Vivo a mim mesmo”
(L. Govinda)

Um comentário:

  1. Gostei muito do que eu li em seu blog, principalmente quanto à respiração, estou fazendo pilates e também lá a respiração é fundamental. Boa Semana Rudi.

    ResponderExcluir