Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

18 de setembro de 2010

Sábado - Yoga

Neste sábado participei do evento no Sesc chamado "Yoga é Luz" e gostei muito. Foram 7 horas de palestras e práticas onde me senti muito preenchida. Cada vez mais o yoga faz parte de minha vida. Não só as posturas, mas também os preceitos éticos que o fundamentam. Com tantas atribulações no dia a dia não consigo mais achar que a vida é aquele contínuo acordar de manhã como se fosse automático, tomar banhar e sair, trabalhar, voltar, jantar, dormir e acordar novamente.

Uma das organizadoras do evento deu uma palestra falando um pouco sobre isso. Falou da importância da disciplina que devemos ter na vida e salienta que disciplina é quando você entende que está a serviço. A serviço de algo maior. E que se a gente entra nesse movimento, a gente melhora e melhora o outro também.

Por não sermos separados de nada, tudo que nos acontece faz parte de nossa história e não somos vítimas de nada. Nascemos no lugar certo, na família certa. Sair do papel de vítima o mais cedo possível e assumir responsabilidade por sua vida aceleram o processo de crescimento. Nesse sentido agradecemos a tudo. Tudo mesmo, até as aversões que são justamente as que nos fazem crescer.

A prática da meditação não é simplesmente sentar numa postura bonita todos os dias, mas é uma prática que começa no momento que eu acordo. Já que eu me coloco a serviço de algo maior, como é que testemunho tudo que me vai acontecendo durante o dia? Como eu me levanto, como eu tomo o meu banho, como eu me alimento, o que eu como, como é que eu preparo meu alimento, como é que eu fecho a porta do meu carro, o que eu penso, como eu levo o lixo pra lixeira, como eu cuido do outro, o que eu falo, como eu me relaciono com meu amigo e com aquele que tenho aversão? Esse estar presente em todas as situações é a verdadeira meditação. Passamos dias e dias muitas vezes sem perceber como atuamos e não sabemos então por que levantamos da cama de manhã e por que estamos nesse mundo. Se eu amanheço meditando, à noite a meditação me reconhece e é só aí que a meditação acontece, se tiver que acontecer.

O salto quântico é quando a gente percebe que mesmo que as coisas não estão “bem”, não estão do jeito que eu gostaria que estivessem e mesmo assim, eu estou bem, porque estou além da minha mente, estou a serviço de algo maior. Se tenho essa consciência da grandeza dentro de mim, consigo ouvir o silêncio e percebo que o mundo é um objeto que é capaz de me mudar. Então tudo que tenho é para mim. Tudo é também para me servir.




9 comentários:

  1. Zezé, venha me visitar aqui na Schumacher!!!!

    ResponderExcluir
  2. ai ai... quem me dera. Mas como nada é impossível... aceito o convite.
    Bjs
    Zezé

    ResponderExcluir
  3. Puxa que evento bonito, Zezé.
    Recebi seu convite para aquele "trabalho das montanhas", mas a "montanha de trabalhos" na minha nesa não me permitiram participar dessa vez.
    Gostei da sua foto. Parece uma menininha!
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Adoro os seus recadinhos e as informações, nem pense em parar de mandar.....
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  5. "Não escrevo e nem respondo, mas leio sempre e adoro seu blog, não pare de me mandar emails não ok! Beijo"

    ResponderExcluir
  6. Grande Zezé
    Tudo bem?
    Saudade grande.
    Seu blog é sensacional.
    Parabéns
    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Zezé,
    pode continuar enviando, sempre leio suas mensagens, embora não seja muito de interagir. thanks a lot,
    beijos,

    ResponderExcluir
  8. Oi Zezé!
    Visitei o seu blog e achei de uma ternura tão grande!
    Parabéns. Legal ver alguém compartilhando coisas tão ternas num mundo onde os valores andam tão distorcidos.
    Adorei o terracinho... Pensei nos entardeceres que assitimos, eu e o Daniel, do nosso. Precisamos fazer isso mais vezes!
    Beijo grande e obrigado!

    ResponderExcluir