Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

13 de abril de 2011

A Vida

Meu notebook quebrou novamente e foi para o conserto: uma semana sem ele, sem acesso e tentando reformular minha rotina. Confesso que sobrou tempo para fazer coisas diferentes, mas as outras ficaram atrasadas, como responder e-mails por exemplo. Assim pude me deliciar nos meus livros que estão empilhados porque vou comprando e esperando um tempo para poder lê-los.

Estou então lendo um deles e vou colocar aqui alguns trechos de um capítulo que gostei muito, cujo título é: “Tudo o que está aqui está lá, o que não está aqui não está em lugar nenhum”

... O universo vive, cada estrela está viva no pleno sentido da palavra. Como parte do Todo, eu participo do Todo. Não somos separados do resto dos seres vivos, perdidos num minúsculo planeta, ínfima poeira cósmica impulsionada no ínfimo interestelar gelado. Somos partes integrantes da vida desde sua origem, sob todas as suas formas.

Causar dano a qualquer forma de vida é causar dano à sua própria: a ecologia se torna cósmica. A árvore, por exemplo, é bem mais do que produtora de madeira e pranchas, ela é um ser vivo. Não somos separados da árvore e nem da floresta. Uma forma de consciência vive nela, mesmo que não seja concebível pelo nosso intelecto. A água que compreende todos os líquidos, também capta todos os ritmos cósmicos. Assim há bilhões de anos a Lua comanda e ritma o fluxo e refluxo das enormes massas oceânicas, esculpindo pouco a pouco as orlas marítimas, mas principalmente, acalentando a vida, influenciando todos os nossos ritmos vitais. A matéria viva impregnada na água é muito sensível aos ritmos cósmicos: em meu sangue e até em minhas células, há minimarés. A Vida se manifestou graças ao Sol: é de sua luz e sua energia que ela extrai sua força.

Eu me maravilho por estar vivo, aqui e agora, num corpo humano: corpo que é formidável por estar simplesmente vivo. Se no cérebro estou otimista, relaxado e sereno, esse clima impregnará todo o meu corpo, até a última célula do dedinho do pé! E vice e versa. Assegurar corretas condições de vida para as células as faz felizes, otimistas e serenas. Se ao contrário, o acúmulos de erro de minha vida me fez doente, ser-me-á preciso curar cada célula antes de estar verdadeiramente curada.

A vida que palpita em mim é tão antiga e tão nova quanto no primeiro dia da criação. Eu sou essa vida que atravessou bilhões de anos. Todo poder e toda a inteligência da vida estão presentes em mim, aqui e agora. Todas as experiências da vida estão contida em meus genes, em minha vida. Minha vida individual torna-se extraordinária.

Tudo se trata de tomarmos consciência dessa coisa maravilhosa que é a Vida e sentir-se levado por ela, sentir-se parte indissociável de toda a vida do planeta. Vinculado a essa força invencível, nada mais pode me acontecer e tanto o dinamismo quanto a incrível inteligência da vida estão aqui, presentes em mim.”

Bom, nem foi tão ruim assim ficar sem meu notebook. Em meio a tantas notícias trágicas de televisão, também desfrutei dessas deliciosas idéias do livro das quais me identifico e que compreendo um pouquinho mais a cada dia de minha vida....

3 comentários:

  1. Oi Zezé,
    Fico guardando o seu post p vê-lo assim q der um tempinho aqui, é sempre um prazer e posso retomar minha alma. Aqui fico vagando nesse mundo de informações, tensões e desafios e perco eu mesma.

    ResponderExcluir
  2. A mensagem do livro é muito boa, eu também me identifico com essas idéias e porisso não me envolvo com muita coisa que acontece na vida, mas tenho sempre um pensamento positivo e pena dos que destroem a Natureza, sem saber que estão se destruindo. Um grande abraço e FELIZ PASCOA!

    ResponderExcluir