Dentro de mim existe um lugar onde vivo inteiramente só
e é lá que se renovam as nascentes que nunca secam.
P.Buch

8 de fevereiro de 2012

Inutilidades


Para mim parece que o ano está começando agora. E nada melhor do que fazer aquelas limpezas de gavetas. Só que desta vez estou fazendo a limpeza das gavetas internas.

Depois de ter vivido esse período de 93 dias de coma de meu pai e sua morte serena na semana passada, fico aqui sentada no terraço do meu apartamento pensando em quantas inutilidades nós nos apropriamos. Como enchemos nossas gavetas internas com coisas que não nos servem para nada. Quer coisa mais inútil do que a mágoa? Sentir mágoa ou ressentimento não serve pra nada e nem pra ninguém. Julgar o outro e a si mesmo, que serventia tem isso? Fazer fofoca das pessoas que estão à nossa volta traz algum benefício? A culpa é outra coisa nas listas das inutilidades. E a lista pode ser grande.

Ao me deparar com esse evento tão forte neste momento de minha vida, entrei num mundo que desconhecia, um mundo cheio de hospitais, remédios, médicos, enfermeiras e pacientes em condições diferentes e ao mesmo tempo iguais. Mas também, neste mundo tão triste, tive contato com verdadeiros anjos no papel de enfermeiros, sem contar todas as pessoas que fui encontrando nos corredores do hospital e que também vivenciavam experiências profundas e que ainda eram capazes de aquecer meu coração com uma palavra, com uma história. A profundidade destes gestos nos faz expandir e vivenciar então o que é realmente importante e nos faz lembrar por que estamos aqui nessa existência.  E, portanto, tudo aquilo que me faz esquecer isso é pura inutilidade.

Quando deparamos com a vida e a morte numa linha divisória tão tênue, percebemos que a vida é muito mais do que todas essas inutilidades. Desapegar delas é o nosso grande trabalho para que possamos nos expandir para o que é realmente real, que é a consciência espiritual que faz com que a gente se perceba não como se fôssemos separados de tudo. A vida está sempre em transformação. Tudo é impermanente. Assim, por sermos parte disso tudo, também estamos em transformação. Se não nos desfizermos dessas inutilidades, as nossas gavetas ficarão abarrotadas de coisas que não precisamos mais e aí, não abrimos espaço para coisas novas. E tudo que não muda fica estagnado. Um ensinamento do Yoga é que o mundo com suas riquezas e pobrezas, alegrias e tristezas, bondades e maldades, se for visto realmente como ele é, não mais irá nos perturbar, pois tudo é transitório e passageiro.

E o desencarne de meu pai me fez vivenciar isso com muita profundidade. Já falei dele algumas vezes aqui nos posts: 90 anos - 05/03/2011, João - 08/09/2011, Meu pai - 07/08/2010. Ele viveu uma vida cheia de integridade, de honestidade, de dignidade, de respeito ao próximo e sempre estava de bom humor. E essa lembrança é o que traz paz para mim e minha família. Qualquer outra coisa que nos tire essa paz é inutilidade.

Registro aqui meu profundo agradecimento à vida por me ter dado oportunidade de ter uma pessoa como essa ao meu lado no papel de meu pai. E essa experiência me deixou a certeza de que estamos unidos pela nossa eternidade.

7 comentários:

  1. Muito certo e bonito isso tudo o que você diz, Zezé. Um serena limpeza nas gavetas, e vamnos em frente. Grande abraço!!!!! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zezé...
    Muito bom ler seus posts poemas :)

    "Desapegar é o nosso grande trabalho para que possamos nos expandir para o que é realmente real, que é a consciência espiritual que faz com que a gente se perceba ""não como se fôssemos separados de tudo"" "

    Aprendi muito hoje, na aula e com seu post!

    :)
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Zezé vejo que vc está bem com relação ao seu pai, talvez esses dias de coma serviram para preparar a vc e sua família, para uma partida sem traumas profundos, foi uma maneira de prepará-los para uma despedida tranquila e serena. Fica meu abraço e meu carinho sincero beijosss!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,Zezé,passei por aqui hoje.
    Sempre muito bom te ver.Grata por tudo.
    bJS.

    ResponderExcluir
  5. Toda união baseada no amor é eterna.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Bonito Zeze - Que bom que voce esta serena e tranquila. Fica bem amiga! beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Cada vez mais te acho uma pessoa que está ficando sábia, Zezé. De qualquer maneira, grata por suas reflexões que me aproximam sempre de mim mesma e me ajudam a lembrar quem sou. Um sorriso

    ResponderExcluir